15 SET 2022
SAÚDE
Padre Constantino foi a escola vencedora da gincana de encerramento do Ciclo de palestras promovido pela Vigilância Sanitária
receba notícias
Aconteceu na tarde de terça-feira (13/09) na Câmara de Vereadores o encerramento do projeto, “A VIGILANCIA SANITÁRIA NO DIA A DIA DO PEQUENO CIDADÃO”.
“A vigilância sanitária tem pouca visibilidade e muitas vezes, é vista de forma negativa, porém, de grande importância, pois tem como objetivo promover, prevenir e proteger a saúde da população.  E, olhando sobre esse ponto de vista resolvi mostrar o quanto a vigilância em saúde é positiva, comecei a pensar em uma forma diferente de trabalhar, e assim fui pesquisando, estudando, o que poderia fazer, para que essa visão fosse revertida. Então tive a ideia de desenvolver esse projeto através da Secretaria Municipal de Saúde e contar com a parceria das Secretarias de Educação e Cidadania Ação e Desenvolvimento Social. Os alunos são a porta de entrada para levar o conhecimento em cada cantinho do município, estou feliz com o resultado”, disse a Lucinara Kazanowski servidora pública, responsável pela vigilância sanitária no município.
O projeto foi voltado para a saúde do trabalhador rural e contou com os temas específicos:
  • Agrotóxicos;
  • Animais peçonhentos;
  • Saúde física do trabalhador rural;
  • Trânsito e boas práticas na alimentação.
Foram levadas informações básicas, mas, importantes para as escolas e respectivamente para a população através dos alunos, assuntos pertinentes que são de certa forma menos vistos.
As palestras aconteceram por ciclos, nas escolas municipais em diferentes dias, com convidados relacionados aos temas.
Toda essa ação terminou em um evento com entrega de certificados, confraternização e um desafio intelectual sobre os temas abordados, no decorrer das palestras.
A escola vencedora foi a Escola Municipal Padre Constantino que foi premiada com uma viagem para a fazenda Fortaleza onde é extraída a matéria prima e feita a fabricação dos azeites de oliva Costa Doce.
 “Não posso encerrar essa atividade sem agradecer aos meus colegas Igor e Claudia que estiveram presente do início ao fim, a Secretaria de Educação que acolheu, foi e está sendo grande parceira, as diretoras das escolas e em especial as professoras e as turmas do 5º ano, a Secretaria de Cidadania que contribuiu com o lanche do encerramento e a Secretaria de Saúde que apoiou em tudo o que foi preciso”. Encerra a responsável pelo Projeto Lucinara.

Versão do Sistema: 3.2.8 - 16/11/2022