22 MAR 2022
GABINETE DO PREFEITO
Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março.
Esta data internacional foi criada em 1992 com o objetivo de alertar a população sobre a importância da preservação da água para a manutenção de todos os ecossistemas no planeta.
Para isso, todos os anos o Dia Mundial da Água aborda um tema específico sobre este recurso natural de extrema e absoluta importância para a existência da vida. Nos últimos anos os temas escolhidos foram:
2022: “Águas subterrâneas: Tornando o invisível visível”
2021: “Valorizando a água”
2020: "Água e mudanças climáticas"
2019: “Não deixar ninguém para trás”
2018: “Soluções Naturais para problemas hídricos”
A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural é uma das principais metas desse dia.
A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU.

Origem do Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU - Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193, de 21 de fevereiro de 1992, determinando que o dia 22 de março seria a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra.
Neste mesmo dia, a ONU lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que apresenta entre as principais normas:
A água faz parte do patrimônio do planeta;
A água é a seiva do nosso planeta;
Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
A utilização da água implica respeito à lei;
A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Versão do Sistema: 3.2.5 - 03/08/2022