19 AGO 2021
TÉTANO: é melhor prevenir, VACINE-SE!
A Secretaria Municipal de Saúde alerta para o tétano acidental que é uma doença infecciosa aguda não contagiosa, prevenível por vacina, causada pela ação de exotoxinas que provocam um estado de hiperexcitabilidade do sistema nervoso central.
O agente etiológico é o Clostridium tetani, um bacilo gram-positivo esporulado, anaeróbico, semelhante à cabeça de um alfinete, que produz esporos que lhe permitem sobreviver no meio ambiente por vários anos. Desta forma, é normalmente encontrado na natureza, sob a forma de esporo, podendo ser identificado em pele, fezes, terra, galhos, arbustos, águas putrefatas, poeira das ruas, trato intestinal dos animais (especialmente do cavalo e do homem, sem causar doença).
A infecção ocorre pela introdução de esporos em solução de continuidade da pele e mucosas (ferimentos superficiais ou profundos de qualquer natureza). O período de incubação é curto, varia de 5 a 15 dias. Quanto menor for o tempo de incubação (menor que 7 dias), maior a gravidade e pior o prognóstico. Não há transmissão direta de um indivíduo para outro.

Em Dom Feliciano há vacinas disponíveis na UBS Central, na Avenida Borges de Medeiros 872, atendendo em novo horário de segunda a sexta-feira das 08:30h as 11:45h e das 13:00h as 16:30h.
Lembrando que para qualquer vacina é necessário trazer carteira de vacinação, cartão SUS e CPF.

OBS: Não há idade limite para vacinação, procure a unidade de saúde mais próxima e tire suas dúvidas ou ligue para (51) 3677-1410 / (51) 9 98558375.

Versão do Sistema: 3.2.2 - 02/05/2022