Ir para o conteúdo

Ir para o conteúdo

Prefeitura de Dom Feliciano - RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Youtube
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
JUN
15
15 JUN 2020
Vigilância Sanitária alerta: Animais nas ruas, a responsabilidade é de todos nós.

     É simples acreditar que a criação de um Centro de Zoonoses seja a solução para o grande número de abandono de animais na cidade, ou que a atual inexistência dele seja a maior causa do problema.  Recolher cães e gatos e superlotar um abrigo para que os animais das ruas não incomodem nossos olhos é mascarar uma realidade que está longe de ser modificada se não traçarmos ao mesmo tempo, todos os passos desta luta. É urgente a necessidade de campanhas educativas sobre guarda responsável, para que cada cidadão saiba como cuidar de seu animal. O Artigo 32 da Lei Federal nº. 9.605/98 – a Lei de Crimes Ambientais deve ser amplamente difundida em nossa cidade. Abandonar e maltratar animais é crime, e deve ser punido como tal.Precisamos compreender que animais não são objetos descartáveis passíveis de abandono quando não queremos mais.

           Queremos que as pessoas compreendam que para criar um animal de estimação, ele precisa estar no seu pátio fechado e não solto na rua, pois tem pessoas que não querem animais em seus pátios e elas têm esse direito de não querer. Bem como, um animal solto na rua pode causar acidentes com as pessoas que transitam nas ruas e também correm o risco de serem atropelados.   Quem quer criar algum animal de estimação tem a obrigação de tratar bem deste animal e manter a vacinação em dia, assim como esterilizar o animal para que não tenha mais filhotes se não tiver intenção de manter os filhotes consigo.

         Solicitamos encarecidamente que as pessoas tenham a consciência de não deixar os animais soltos nas ruas.

        Todos podem ter o seu animal de estimação, mas não faça uma criação, pois para isso é necessário ter local apropriado em sua casa. Se você tem muitos cachorros, doe para alguém que tenha interesse em cuidar deste animal não o abandone nas ruas. E cuide para que eles não se reproduzam em demasia. A responsabilidade é sua, evite que as fêmeas fiquem prenhas. Procure orientação com um veterinário e tome a decisão mais correta, mas nunca o abandone na rua.

 

 Comunicado para população

              Solicitamos que os proprietários mantenham seus animais de estimação dentro do seu pátio, pois têm ocorrido ataques de cachorros a pedestres.

             As pessoas tem medo de passar em algumas ruas pela quantidade de cães soltos, sabemos que muitos são animais sem dono, mas pedimos a compreensão para aqueles que têm dono não fiquem soltos, pois acabam juntando-se aos outros e avançam sobre as pessoas 

mesmo que pareçam mansos em casa, podendo ocorrer um ataque grave a qualquer momento.

             As pessoas que passam de moto, especificamente no Bairro São Francisco, estão pedindo ajuda, pois os animais avançam sobre eles e podem causar um grave acidente, além de que os animais poderão ser atropelados por acidente.

              Se você possui animais de estimação, deixe-os dentro do seu pátio, os animais soltos podem causar diversos danos para as pessoas que não criam, além de doenças que podem transmitir ataques e sujeira que podem fazer no pátio do vizinho.

              Conscientize-se de que o animal é seu, e é responsabilidade sua mantê-lo bem cuidado e em sua propriedade.

Agradecemos a compreensão e a colaboração de cada um.

Acompanhe-nos
Localização
LOCALIZAÇÃO
Av Borges Medeiros, 279 - Centro
Localização
ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 8 h às 12 h e das 13 h as 16 h
Localização
CONTATO
(51) 3677-1317
Localização
NEWSLETTER
Inscreva-se para receber novidades da Prefeitura.
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia