29 MAI 2020
Alistamento militar 2020 foi prorrogado e pode ser feito pela internet

Mais de um milhão e meio de jovens brasileiros nascidos em 2002 devem fazer o alistamento militar deste ano. Para agilizar o processo, o Ministério da Defesa vem desenvolvendo e aprimorando o Alistamento Militar Online.

A ferramenta alcança cerca de 75% dos homens que devem prestar o serviço. "Tem muito jovem que já trabalha e/ou ainda está estudando. Nesse sentido, poder fazer o alistamento pela internet ajuda muito. Economiza tempo, facilita o acesso.

Segundo o coordenador da Seção de Serviço Militar do Ministério da Defesa (MD), Coronel André Buarque, o alistamento pela internet trouxe conforto e economia para todos. "(presencialmente) era necessário que os jovens se apresentassem cinco vezes durante o processo de alistamento. Pelo sistema online, passou para duas apresentações", revela o coordenador.

"Ainda é possível fazer o atendimento presencial nas Juntas de Serviço Militar. Mas, mesmo lá, o jovem fará todo o alistamento pela internet, utilizando a estrutura disponibilizada pela Junta de Serviço", destaca o Coronel Buarque.

Em todo Brasil, 90 mil jovens devem ser incorporados às Forças Armadas, sendo 3 mil para a Marinha, 7 mil para a Aeronáutica e 80 mil para o Exército.

O novo decreto estipula que fica prorrogado, até 30 de setembro de 2020, o prazo para a apresentação obrigatória para o alistamento militar, devido ao enfrentamento da pandemia da codiv-19.

O prazo dos brasileiros naturalizados ou por opção para a apresentação obrigatória para o alistamento, será de noventa dias, contado do recebimento do certificado de naturalização ou da assinatura do termo de opção.

Mais informações na Prefeitura com sede na Av. Borges de Medeiros 279 ou pelo fone (51) 3677-1295.

Av Borges Medeiros, 279 - Centro
Segunda a Sexta, das 8 h às 12 h e das 13 h as 16 h
Inscreva-se para receber novidades da Prefeitura.