21 MAI 2020
SAÚDE
Através do projeto #Polonia4Neighbours , município recebe doação para conter a pandemia.

“A Polônia engajada na ajuda humanitária, em momento de crise``
A Polônia, engajada às necessidades deste momento de pandemia, através do seu Ministério das Relações Exteriores, lança a Campanha #Polonia4Neighbours. Neste ano em que, podendo se dizer, especial para os poloneses e emigrados do mundo inteiro, pelo 40°ºaniversário da criação do Solidariedade.
No intuito de promover ações conjuntas, os esforços do Governo polonês na luta contra o covid-19, enfatizam perfeitamente o espírito da solidariedade polonesa.
Historicamente, podemos afirmar que os poloneses sempre apoiaram as comunidades locais e muitas vezes lutaram pela liberdade ``sua e das outras nações``. Essa tradição, neste momento de crise mundial de saúde, demonstra que é muito mais um compromisso a ser seguido, do que um fator da característica da nação polonesa, e é incentivado, cada vez mais.
E, justamente por estas razões que a Polônia está intensificando e conclamando o apoio das comunidades locais, em muitos lugares do mundo, que integram a diáspora polonesa, a se engajarem em diferentes movimentos de solidariedade aos menos atendidos e mais necessitados, indiferente de etnia ou credos.
No Brasil, através da Embaixada da Polônia em Brasília, aqui no Rio Grande do Sul, com a chancela do Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, a iniciativa #Polonia4Neighbours vem se unindo a diversas instituições parceiras, que neste momento apoiam solidariamente comunidades e pessoas que mais necessitam. Através de verba enviada pelo Governo polonês, estão sendo adquiridos máscaras e álcool em gel, cuja distribuição vem sendo feita por várias entidades. Além disso, algumas instituições, aderindo à Campanha, incluem a distribuição de gêneros alimentícios não perecíveis, como forma de suporte a comunidades carentes.
Ao mesmo tempo que desenvolve uma campanha de amplitude mundial, a Polônia, que atua concretamente com o aporte financeiro para as doações, também intensifica o apelo à parceria e à conscientização de seus compatriotas e descendentes, neste momento de crise. Com o objetivo de difundir uma corresponsabilidade da parte de todos, intensifica o apelo através das hashtags  #Polonia4Neighbours, #P4N e #solidarityPL.
Por se tratar de uma Campanha internacional, o título não é traduzido para outras línguas, permanecendo a forma original, em língua inglesa, numa tentativa de se garantir o seu entendimento e maior adesão no âmbito mundial.
Em Porto Alegre, a Campanha #Polonia4neighbours está sendo conduzida pela Comunidade da Capelania dos Poloneses de Porto Alegre, pela Missão Católica Polonesa no Brasil, em parceria com o Consulado Honorário da República da Polônia no RS, direcionando a ação solidária, com a doação de álcool em gel e máscaras, ao Instituto Infantil do Câncer, a Associação dos Moradores do 4º Distrito, e algumas cidades do interior, através das paróquias, hospitais e prefeituras municipais, como foi o caso de Guarani das Missões, Dom Feliciano e outras.
Em Dom Feliciano também é parceiro desta Campanha, o Grupo de jovens que participou do Projeto ``Polska jest w tobie`` pela Wspólnota Polska, em agosto de 2019 na Polônia. Em parceria com o Consulado Honorário da República da Polônia em Porto Alegre, o Grupo fez a entrega de máscaras para a Secretaria Municipal De Saúde, Engajados, os jovens descendentes de poloneses, se mobilizaram com o objetivo de apoiar os mais necessitados, neste momento de tragédia mundial.
Esses gestos e ações humanitárias são um exemplo da solidariedade e extraordinária generosidade do povo polonês, tanto com seus descendentes espalhados pelo mundo inteiro, como ao incentivar as comunidades locais a aderirem ao movimento, tão importante e imprescindível no combate à tragédia que assola o mundo.
Assim, o município de Dom Feliciano recebeu nesta quarta-feira (20), 120 máscaras e 1 galão de 5 litros de álcool gel.

WhatsApp Image 2020-05-21 at 08.40.13

VINCULADOS À PÁGINA:
Av Borges Medeiros, 279 - Centro
Segunda a Sexta, das 8 h às 12 h e das 13 h as 16 h
Inscreva-se para receber novidades da Prefeitura.