Ir para o conteúdo

Ir para o conteúdo

Prefeitura de Dom Feliciano - RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Youtube
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
SET
13
13 SET 2019
DESENVOLVIMENTO RURAL
Dom Feliciano marcou presença em festa das Sementes Crioulas

Em 11 de setembro, aconteceu o II Encontro de Sementes Crioulas de Encruzilhada do Sul. Dom Felicino esteve presente com jovens da EJR – Escola de Juventude Rural, coordenada pela professora Sirlei Nunes, que trabalha temas de agroecologia e juventude rural em escolas da rede municipal. Foram para o encontro Fernando Rosiak, Adriel Moreira, Iasmin Kafick, Thamires Duarte, Esther Rassier, Daiane Virem, Letícia Santana, Alessandra da Luz, Raíssa Gama, Marcelo da Silva, Luana Leimann e o também guardião Longuinho Kasarek.

O MPA -Movimento dos Pequenos Agricultores, e a Cooperfumos - Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil, foram realizadores do evento, que aconteceu no CTG Sinuelo da Liberdade, com atividades de formação, informação, mostra e partilha de sementes crioulas, feira agroecológica com feirantes de toda região e apresentações culturais. Destaque entre os expositores foi o chopp de milho crioulo, produzido pela Cachaçaria Gringuinha, de Sobradinho, Bionatur Agroecológica, entre outras.

A abertura do evento foi às 9h, com mística da juventude do MPA – Movimento de Pequenos Agricultores, numa crítica ao uso de agrotóxicos em cultivos alimentares, seguido do Seminário “Comer é um ato Político”. À tarde, ocorreram as exposições “Utilização de Variedades Crioulas na Alimentação Humana: usos de farinhas e grãos”, com Claudia Gonçalves da EFASOL, “Ervas Medicinais” com o Frei Zanatta, “Medicina Veterinária Alternativa”, com o veterinário Geovane da Silva. Finalizando o evento, aconteceu o momento de partilha e troca.

Foi assinado, no evento, acordo de cooperação técnica entre Cooperfumos/MPA do Brasil e EMBRAPA Clima Temperado de Pelotas, “que formaliza a parceria que já existia, além de flexibilizar outras ações - desenvolvimento de variedades coletivamente, e pesquisa para o desenvolvimento de materiais adaptados – crioulos”. “Este acordo irá facilitar o desenvolvimento de alguns trabalhos, como o melhoramento vegetal, formalizar formação de equipe técnica – ações ligadas às sementes crioulas, possibilitar acesso a materiais genéticos e desenvolvimento de variedades”, diz o agrônomo da Cooperfumos/MPA, Josuan Schiavon. “A Cooperativa está dando um passo a mais, saindo desta questão de apenas resgatar e multiplicar sementes para desenvolver algumas variedades de milho, adaptados à agricultura camponesa, massificando também as sementes crioulas”.

Também foi firmado contrato de aquisição de sementes da agricultura familiar, em que a Cooperfumos, com seus associados, de vários municípios, organiza a produção, beneficia e vende estas sementes para a CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento. O público, a ser beneficiado – indígenas, quilombolas e agricultores (as) familiares tradicionais, é definido pela Secretaria de Agricultura do Estado. “Neste contrato serão produzidas, beneficiadas e distribuídas 30 toneladas de sementes”, informa Josuan.

O lema deste ano foi “Agricultura camponesa, produzindo alimentos saudáveis: da mão do camponês à mesa do trabalhador urbano”. A grande festa da diversidade teve o apoio e participação da Embrapa Clima Temperado, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Governo Federal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater/ASCAR, Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Encruzilhada do Sul, Secretaria Municipal da Agropecuária, CPC -Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa, Coopsat - Cooperativa de Prestação de Serviços, Assistência técnica e Educação Rural, ICPJ - Instituto Cultural Padre Josimo, e MMC - Movimento das Mulheres Camponesas.

Acompanhe-nos
Localização
LOCALIZAÇÃO
Av Borges Medeiros, 279 - Centro
Localização
ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 8 h às 12 h e das 13 h as 16 h
Localização
CONTATO
(51) 3677-1317
Localização
NEWSLETTER
Inscreva-se para receber novidades da Prefeitura.
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia