13 SET 2019
DESENVOLVIMENTO RURAL
Dom Feliciano marcou presença em festa das Sementes Crioulas

Em 11 de setembro, aconteceu o II Encontro de Sementes Crioulas de Encruzilhada do Sul. Dom Felicino esteve presente com jovens da EJR – Escola de Juventude Rural, coordenada pela professora Sirlei Nunes, que trabalha temas de agroecologia e juventude rural em escolas da rede municipal. Foram para o encontro Fernando Rosiak, Adriel Moreira, Iasmin Kafick, Thamires Duarte, Esther Rassier, Daiane Virem, Letícia Santana, Alessandra da Luz, Raíssa Gama, Marcelo da Silva, Luana Leimann e o também guardião Longuinho Kasarek.

O MPA -Movimento dos Pequenos Agricultores, e a Cooperfumos - Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil, foram realizadores do evento, que aconteceu no CTG Sinuelo da Liberdade, com atividades de formação, informação, mostra e partilha de sementes crioulas, feira agroecológica com feirantes de toda região e apresentações culturais. Destaque entre os expositores foi o chopp de milho crioulo, produzido pela Cachaçaria Gringuinha, de Sobradinho, Bionatur Agroecológica, entre outras.

A abertura do evento foi às 9h, com mística da juventude do MPA – Movimento de Pequenos Agricultores, numa crítica ao uso de agrotóxicos em cultivos alimentares, seguido do Seminário “Comer é um ato Político”. À tarde, ocorreram as exposições “Utilização de Variedades Crioulas na Alimentação Humana: usos de farinhas e grãos”, com Claudia Gonçalves da EFASOL, “Ervas Medicinais” com o Frei Zanatta, “Medicina Veterinária Alternativa”, com o veterinário Geovane da Silva. Finalizando o evento, aconteceu o momento de partilha e troca.

Foi assinado, no evento, acordo de cooperação técnica entre Cooperfumos/MPA do Brasil e EMBRAPA Clima Temperado de Pelotas, “que formaliza a parceria que já existia, além de flexibilizar outras ações - desenvolvimento de variedades coletivamente, e pesquisa para o desenvolvimento de materiais adaptados – crioulos”. “Este acordo irá facilitar o desenvolvimento de alguns trabalhos, como o melhoramento vegetal, formalizar formação de equipe técnica – ações ligadas às sementes crioulas, possibilitar acesso a materiais genéticos e desenvolvimento de variedades”, diz o agrônomo da Cooperfumos/MPA, Josuan Schiavon. “A Cooperativa está dando um passo a mais, saindo desta questão de apenas resgatar e multiplicar sementes para desenvolver algumas variedades de milho, adaptados à agricultura camponesa, massificando também as sementes crioulas”.

Também foi firmado contrato de aquisição de sementes da agricultura familiar, em que a Cooperfumos, com seus associados, de vários municípios, organiza a produção, beneficia e vende estas sementes para a CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento. O público, a ser beneficiado – indígenas, quilombolas e agricultores (as) familiares tradicionais, é definido pela Secretaria de Agricultura do Estado. “Neste contrato serão produzidas, beneficiadas e distribuídas 30 toneladas de sementes”, informa Josuan.

O lema deste ano foi “Agricultura camponesa, produzindo alimentos saudáveis: da mão do camponês à mesa do trabalhador urbano”. A grande festa da diversidade teve o apoio e participação da Embrapa Clima Temperado, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Governo Federal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater/ASCAR, Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Encruzilhada do Sul, Secretaria Municipal da Agropecuária, CPC -Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa, Coopsat - Cooperativa de Prestação de Serviços, Assistência técnica e Educação Rural, ICPJ - Instituto Cultural Padre Josimo, e MMC - Movimento das Mulheres Camponesas.

Av Borges Medeiros, 279 - Centro
Segunda a Sexta, das 8 h às 12 h e das 13 h as 16 h
Inscreva-se para receber novidades da Prefeitura.