Ir para o conteúdo

Ir para o conteúdo

Prefeitura de Dom Feliciano - RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Youtube
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
SET
12
12 SET 2019
DESENVOLVIMENTO RURAL
Fundação Padre Josimo desenvolve projeto de diversificação produtiva

Através de uma chamada pública federal, Fundação Padre Josimo desenvolve projeto de diversificação produtiva em Dom Feliciano, com 160 famílias. No total são 960 famílias beneficiadas na região – abrangendo os municípios de Cristal, Chuvisca, Camaquã, São Jerônimo, Cerro Grande do Sul, General Câmara e Dom Feliciano.

O Coordenador da equipe técnica, Darlan Gutierres, diz que o projeto tem o proposito de atender famílias que trabalham diretamente com a cultura do fumo. Dois técnicos fazem trabalho de campo no Município, e uma equipe de suporte desenvolve atividades coletivas de capacitação e formação. “É realizada uma programação e se trabalha aquilo que, de fato, cada família demanda com alternativas de diversificação”, explica Darlan. “Além disso, são realizadas atividades coletivas que visam formar novas lideranças e repassar novas técnicas e práticas que venham a somar dentro da propriedade”.

Conforme ele, o trabalho tem um tripé: agroecologia, defesa da produção do alimento saudável e saúde, com resgate de conhecimentos populares de ervas medicinais e também a comercialização de alimentos com insumos alternativos. Darlan explica que o trabalho não tem a ver diretamente com a cultura do tabaco: “Esta linha de produção já tem a sua equipe técnica - orientadores das empresas fumageiras”.

O projeto, que é desenvolvido há cerca de um ano - outubro de 2018, já tem resultados - mais famílias produzem sementes crioulas, utilizando insumos alternativos, que é uma nova matriz tecnológica, diminuindo o impacto dos produtos transgênicos e agrotóxicos. “A ideia é fortalecer e diversificar o trabalho de cada família, dentro de suas propriedades, mantendo-os no campo com qualidade de vida e geração de trabalho e renda”.

Instituto Cultural Padre Josimo

O Instituto Cultural Padre Josimo (ICPJ) surgiu em 2004 com o objetivo de atuar na preservação do meio ambiente, estimular o desenvolvimento rural e a melhoria das condições de vida da população pobre dos campos, das cidades e das comunidades indígenas. Para isso, atua na assessoria pedagógica a Movimento Sociais Populares e Associações afins, desenvolvendo projetos para a promoção da cidadania, cultura, organização popular, erradicação da pobreza e a superação das discriminações. É uma entidade cadastrada, junto à Agência Nacional de Assistência Técnica do Governo Federal, que gesta todos os contratos, tanto para entidades públicas, quanto privadas.

No ano em que completa uma década, o ICPJ acumula dezenas de projetos realizados em nível regional e nacional, em três diferentes eixos de atuação: projetos socioambientais, culturais, pastorais. Destacam-se experimentos como implantação de agroflorestas, hortos de ervas medicinais e bioconstrução, assessoria a projetos de produção de energia e alimento no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Ceará, Espírito Santo e Piauí, implantação de casas de sementes crioulas, atuação junto a comunidades indígenas, realização e apoio a feiras, apoio ao desenvolvimento de atividades socioambientais e de diversificação da produção de alimentos e energia, organização e produção de CDs, cartilhas, audiovisuais educativos e programas de televisão.

Acompanhe-nos
Localização
LOCALIZAÇÃO
Av Borges Medeiros, 279 - Centro
Localização
ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 8 h às 12 h e das 13 h as 16 h
Localização
CONTATO
(51) 3677-1317
Localização
NEWSLETTER
Inscreva-se para receber novidades da Prefeitura.
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia