02 SET 2019
Vacinas penta e DTP estão em falta nos postos de todo o país

A vacina pentavalente, que protege contra difeteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilus influenza B, está em falta na rede pública de sáude. Ela deve ser ministrada em três doses, aos dois, aos quatro e aos seis meses de idade. O reforço deve ser feito com um ano e seis meses. Conforme a CGPNI - Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, a ausência da distribuição da vacina penta nos meses de agosto e setembro de 2019, “trata-se de um fato excepcional e que já está sendo resolvido em um curto prazo de tempo. A distribuição da vacina penta tem previsão de ser reestabelecida em outubro de 2019 para todo País”. O estoque na UBS - Unidade Básica de Saúde, de Dom Feliciano, está zerado, tanto da penta, quanto da DTP - vacina tríplice bacteriana, que previne difteria, tétano e coqueluche, a ser ministrada em crianças com um ano e três meses e depois com quatro anos.

As demandas mensais, no Município, são cerca de 60 doses da penta, e 50 doses da DTP. O Ministério solicita “informar aos pais sobre a falta temporária das vacinas e orientar os profissionais a fazer agendamento da vacinação para todas as crianças que comparecerem à sala de vacina entre os meses de agosto e setembro”.

Informações adicionais podem ser obtidas na Coordenação Geral do Ministério Da Saúde, através do telefone (61) 33153874, ou na UBS - (51) 3677.1410 e (51) 9 98558375.

Av Borges Medeiros, 279 - Centro
Segunda a Sexta, das 8 h às 12 h e das 13 h as 16 h
Inscreva-se para receber novidades da Prefeitura.