13 AGO 2019
DESENVOLVIMENTO RURAL
Tem festa da diversidade em homenagem a Czestochowa

Iniciou pela manhã, 13 de agosto, uma festa de diversidade, no Salão Paroquial, com troca-troca de sementes crioulas e mudas, oficina de Caldas Orgânicas para tratamentos de plantas, nos horários das 9h e 14h, abordagens sobre plantas companheiras e indicadoras e distribuição de fichas agroecológicas. As ações são promovidas pela EMATER/RS-Ascar Dom Feliciano e fazem parte das comemorações da Festa de Nossa Senhora Czestochowa.  Já a Secretaria de Desenvolvimento Rural Sustentável distribuirá até às 17h, cerca de 60 mil mudas de hortifrúti – tomate, cebola, alface, beterraba, couve flor, brócolis, beterraba, entre outras, e, ainda, mudas de árvores nativas e flores.

O agricultor Paulo Wroblski veio de Picada Grande, cerca de 20 km da sede, para participar do troca-troca de sementes e oficina de Caldas Orgânicas para tratamentos de plantas, promovido pela EMATER/ASCAR Dom Feliciano. A oficina também acontecerá à tarde, às 14h. Paulo partilhou sementes do milho de suco, do qual é multiplicador. ”De poucos grãos, mesmo com toda esta seca que atrapalhou, eu consegui fazer uns 40 kg”, diz. “Rende 50% de farinha - muito bom este milho”. Ele é sócio da COOPACS – Cooperativa de Agricultores Centro Sul, fornecendo hortigranjeiros para os programas institucionais federais PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, e PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Conforme o técnico da EMATER, Eduardo Mesquita, a finalidade dos encontros de sementes crioulas é “esta troca, visando o aumento da diversidade local”. “Temos vários guardiões de sementes no Município – isso aumenta nossa comida, além de ser uma moeda nossa, por isso fazemos este trabalho para que a prática se reproduza entre os produtores e produtoras”, considera. O casal Acilon e Leonarda Pereira, da Linha Laurentino, partilhou feijão branco, batata caramuela – própria para batata palito, que chega ao peso de meio quilo cada unidade, e feijão-mucuna, utilizado como adubo verde. E, Zeno Zalewski levou algumas variedades para casa e partilhou sementes de maracujá para doce, cuja fruta é de tamanho maior que o tradicional feijão chicho.

Av Borges Medeiros, 279 - Centro
Segunda a Sexta, das 8 h às 12 h e das 13 h as 16 h
Inscreva-se para receber novidades da Prefeitura.