Ir para conteúdo do site
Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

Prefeitura de Dom Feliciano - RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Youtube
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
MAI
24
24 MAI 2019
DESENVOLVIMENTO RURAL
Prefeitura já soma 287 serviços prestados em propriedades rurais em 2019

Equipes da secretaria de desenvolvimento rural Sustentável e meio ambiente já somam a conclusão de 287 trabalhos este ano, realizados em propriedades rurais, através dos programas municipais Mais Produção, Mais peixe, Bacia Leiteira e Água Boa. Mais de 80% são feitos em propriedades de fumicultor@s – principal atividade econômica do Município. Foram abertos poços, realizadas abertura e limpeza de bebedouros, globagem, terraplanagem, reabertura de estradas, fontes protegidas, destocamento, entre outros.

Arquivos Vinculados
Galeria de Fotos:  Ver mais
Publicado: 03 de MAIO de 2019
Marcha do XXVII Encontro Regional de Mulheres Rurais

Em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, aconteceu Marcha com a participação de mais de 500 mulheres, presentes no XXVII Encontro Regional de Mulheres Rurais, que também é uma preparatória para a Marcha Nacional das Margaridas, agendada para 13 e 14 de agosto, em Brasília. A insatisfação da proposta de Reforma da Previdência, apresentada pelo Governo Federal, é uma das bandeiras das mulheres do campo. Segundo a organização, composta pela FETAG/RS - Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul, e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Dom Feliciano, a proposta de Reforma “é um afronte e uma grande discriminação às mulheres trabalhadoras rurais, que ao longo de suas vidas cumprem dupla jornada de trabalho (em casa e na roça) numa atividade insalubre, sem direito a férias, 13º salário, enfim 365 dias do ano na produção de alimentos”. Outra das lutas é o combate à violência doméstica que apresenta números alarmantes no País e Estado. Para tanto, querem a ampliação de uma rede de apoio para as mulheres vítimas de violência e da Patrulha Maria da Penha, com delegacias e atendimentos de profissionais especializados.
O encontro, sediado no Município, teve o apoio da Prefeitura de Dom Feliciano. A Secretaria de Cidadania Ação e Desenvolvimento Social distribuiu cerca de 700 mudas de flores, 140 litros de água mineral, chocolates e, no estande, instalado no pátio do Salão Paroquial, onde seguiu o evento à tarde, prestou informações sobre ações de acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica. Já, a Secretária de Saúde, esteve à disposição para medição de pressão arterial, distribuição e camisinhas femininas e orientações sobre a saúde da mulher.

Publicado: 03 de MAIO de 2019
Armazém da COOPACS - Cooperativa Agropecuária Centro-Sul

A Cooperativa tem no endereço em que funciona uma Feira Permanente para venda dos produtos, produzidos no Município, na General Osório, 754, telefone 51 3677-1593. Normalmente, terças e quintas, chegam ao armazém produtos fresquinhos, que são comercializados com bons preços, já que são de venda direta ao consumidor. 
Os associados põem ali para venda hortifrutigranjeiros, produtos que também fornecem para os programas federais PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, e PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar. Cerca de 200 famílias em situação de vulnerabilidade recebem produtos da agricultura familiar, produzidos em 18 propriedades do Município. “Já para o PNAE, todos associados estão aptos para fornecer, demanda que depende da sazonalidade do que produzem, gerando rodízio de fornecedores, já que variação de produção entre eles”, explica o Conselheiro Fiscal da Cooperativa, Cléo Silva. 
 

Publicado: 09 de ABRIL de 2019
Olha o peixe!

Integrantes da Associação de Piscicultura de Dom Feliciano, da EMATER/Ascar e Secretaria de Desenvolvimento Rural trataram de pescar e limpar os peixes ontem, oito de abril, para o XII Jantar do Peixe, que acontece quarta, 10, às 20h no CTG Dom Feliciano. Os ingressos, no valor de R$ 20, estão à venda na Prefeitura, Rádio Comunitária Integração, Janovik Materiais de Construção e Comercial Rosiak.
A empreitada iniciou na primeira hora da tarde no açude da propriedade de Ivo Ribeiro e Mara Duval. Arrebanharam cerca de 100 quilos de diferentes variedades de carpa que serão transformados por mãos habilidosas em bolinhos, filés, lasanhas, a comporem o menu. Hoje, nove, seguirão para a propriedade da família Estanieski, a fim de completarem a demanda. Alguns membros da Associação também estão doando peixes para colaborar com o evento.
#DiversificaçãoDeProdução
#DesenvolvimentoRural

Vídeos Vinculados
Agricultura Familiar para a alimentação escolar:  desafios para diversificação da produção na...
ASSISTINDO
30/04/2019
Agricultura Familiar para a alimentação escolar: desafios para diversificação da produção na...
Alimentação Escolar e Agricultura Familiar
ASSISTINDO
30/04/2019
Alimentação Escolar e Agricultura Familiar
Alimentação Escolar fortalece o cooperativismo
ASSISTINDO
30/04/2019
Alimentação Escolar fortalece o cooperativismo
Campanha da Vacinação inicia em 10 de abril
ASSISTINDO
04/04/2019
Campanha da Vacinação inicia em 10 de abril
Encontro Regional de Mulheres
ASSISTINDO
07/03/2019
Encontro Regional de Mulheres
Expo Dom Feliciano terá Rodada de Negócios SEBRAE
ASSISTINDO
31/05/2019
Expo Dom Feliciano terá Rodada de Negócios SEBRAE
II Fumolama
ASSISTINDO
25/05/2019
II Fumolama
Marcha da Água
ASSISTINDO
23/03/2019
Marcha da Água
Marcha pela Água
ASSISTINDO
23/03/2019
Marcha pela Água
Acompanhe-nos
Localização
LOCALIZAÇÃO
Av Borges Medeiros, 279 - Centro
Localização
ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 8 h às 13 h
Localização
CONTATO
(51) 3677-1317
Localização
NEWSLETTER
Inscreva-se para receber novidades da Prefeitura.
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia