Ir para o conteúdo

Prefeitura de Dom Feliciano - RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Youtube
Galeria de Fotos

Com o objetivo de ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora, a Secretaria Mnicipal de Educação, em parceria com o SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, desenvolveu o JEPP - Jovens Empreendedores, Primeiros Passos. O Projeto contemplou as escolas Catulino Pereira da Rosa e Nossa Senhora de Fátima que realizaram feiras JEPP dentro das programações das Feiras do Conhecimento de 2019. A Secretaria pretende dar continuidade ao Projeto em 2020.
As feiras dos Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) aconteceram, em 28 de novembro, na Escola Catulino, e, 29, na Fátima. Os estudantes comercializaram produtos e serviços desenvolvidos por eles ao longo do semestre. A primeira edição do JEPP envolveu turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, e faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora do SEBRAE, que inclui metodologias diferenciadas para cada nível de escolaridade. 
Durante o ano, os professores, que passaram por um treinamento do SEBRAE, desenvolveram atividades voltadas para a simulação de uma miniempresa. Assim, as crianças aprenderam os primeiros passos de um empreendedor, por meio da elaboração de um plano de negócios, que engloba pesquisa de mercado, confecção de produtos para a venda e atendimento ao cliente.
A Feira
Durante a Feira do JEPP, cada turma foi responsável por comercializar um tipo diferente de produto: ervas aromáticas, brinquedos ecológicos , entre outros. A proposta do JEPP é fazer que os alunos trabalhem desde a produção à comercialização, estimulando-os assim a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras. Todo o dinheiro arrecadado foi revertido em benefício dos próprios alunos.
Educação Financeira x BNCC
Em 2018, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) incluiu a Educação financeira entre os temas transversais que deverão constar nos currículos de todo o Brasil. 
Estimular, desde cedo, comportamentos empreendedores nas escolas contribui para a criação de jovens e adultos mais capacitados a abrir e conduzir novos negócios, além de pessoas com atitudes que farão a diferença em qualquer área da vida.

 
Acompanhe-nos
Localização
LOCALIZAÇÃO
Av Borges Medeiros, 279 - Centro
Localização
ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 8 h às 12 h e das 13 h as 16 h
Localização
CONTATO
(51) 3677-1317
Localização
NEWSLETTER
Inscreva-se para receber novidades da Prefeitura.
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia